top of page
  • Foto do escritorsistecrs

Por qual motivo que, a razão social da sua empresa não protege a sua marca

Devido a falta de conhecimento muitas empresas e pessoas tem recebido comunicado extrajudicial devido a plágio de marca.

É... hoje por aqui no blog já começamos assim, compartilhando com você sobre algumas crenças ou falta de informação ou porque você acha que este assunto só se remete a grandes empresas milionárias e que você que é qualificado como médio ou pequeno empreendedor não precisa disso… então bora lá entender como funciona:

Para muitos empresários acredita-se que ter uma razão social registrada já é o suficiente para proteger sua marca, porém estou aqui pra dizer pra você - NÃO é o suficiente, até porque a razão social não é a mesma coisa que o registro de marca.


E você pode estar se perguntando qual é a diferença entre esses dois nomes???

Vou te explicar:


Razão Social:

A razão social é o nome legal da empresa composto por elementos, como o nome dos sócios, atividade da empresa, ramo de atuação, entre outros, registrado na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, o qual uma empresa se identifica para se diferenciar das demais perante os orgãos governamentais, como Receita Federal e prefeituras, assim como em documentos contábeis, contratos e notas fiscais. Ela também pode ser chamada de denominação social ou firma empresarial, e não precisa necessariamente ter nenhuma relação com o nome fantasia — aquele pelo qual os clientes conhecem sua marca. Na verdade é utilizada apenas para fins administrativos.


Marca:

O registro de marca é um título assegurado que distingue o seu negócio dos demais - que envolve nome, símbolo, logotipo e identidade visual - uma forma de propriedade intelectual exclusiva autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial — INPI que te dá o direito de utiliza-la com exclusividade em totdo o Brasil em seus produtos e serviços , sendo assim protege a sua marca de ser utilizada ou copiada por terceiros sem autorização.


Então, por esse motivo que por mais que a empresa tenha escolhido e registrado um nome exclusivo para a razão social, isso não garante que a marca seja sua, só é garantido se ela esteja protegida de outras empresas utilizarem o mesmo nome ou semelhante para seus próprios produtos e serviços.


Acredite, isso tem dado muita dor de cabeça principalmente em negócios que atuam no meio do digital, porque não tem exclusividade, somente ao registrar a sua marca é que você passa a ter exclusividade no uso do nome, símbolo ou logotipo em seu ramo de atividade, impedindo que outras empresas a usem ou a copiem, caso contrário NÃO!


Por isso que nós da Sistec, temos indicado o registro de marca pois muita das vezes o empreendedor se sinta atraído pela ideia de economizar tempo e dinheiro ao evitar o registro da marca, deve ter consciência das consequências de não o fazer.


Até porque, essa economia pode resultar em prejuízos e custos muito maiores no futuro.

Sabe aquela história do barato que sai caro? É exatamente isso que pode acontecer nesses casos, então previna-se!!!


Você pode estar se perguntando, o que eu ganho com o registro de marca: Fortalecimento de sua imagem, passa confiança e credibilidade aos seus clientes, aumentando suas chances de sucesso e crescimento.


Por isso, é fundamental que as empresas façam o registro da marca junto ao INPI o quanto antes, ok!!!


E vocês sabiam que a Sistec tem este serviço disponível pra você???

Nós Prestamos essa assessoria durante todo o processo de registro e você tem total segurança para investir na sua própria empresa, proteger e valorizar o seu patrimônio como um todo….

Então quer saber mais sobre este serviço e verificar se a sua marca está disponível para registro?


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page